quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Meus origamis

Como iniciei no mundo das "dobraduras"?

Nem lembro se na época sabia que o ato de dobrar algo a partir de um quadrado se chamava origami.  Mas tenho vaga lembrança de trabalhos na escola, mais lembranças dos trabalhos de minha irmã quando cursava o magistério - quatro anos mais nova que eu. Inclusive tenho umas pasta dela com alguns modelos - que olho e acho simples demais.
Lembro claramente dos natais de minha infância, quando minha tia nos ensinava a fazer uma estrela a partir de dois quadrados, mas que eram cortados e colados. Este modelo. (http://www.craftideas.info/html/origami_star_b.html)
Mas minha fascinação pela arte de dobrar começou, ou reascendeu no final do ano de 2009. Estava eu a procura de como fazer uma certa estrela de papel, que minha irmã havia aprendido com uma amiga alemã, que passou um tempo no Brasil. Eu não sabia nem como procurar, pois não sabia o nome dela.
Mas acabei encontrando, como German star, e acredito que não pode ser chamada de origami, visto que não se usa um quadrado, e sim tiras de papel.


Nesta busca pela tal estrela alemã, encontrei outras "coisas" pela internet, que foram me conquistando. E é claro, tinha que achar uma tal rosa kawasaki, a coisa mais linda. Me perguntava:"Como chegar a uma rosa dobrando um simples papel quadrado?"
Fui seguindo as fotos, com explicações em japonês ( meu Deus, eu não entendia nada). Até perceber que havia diferença se eu dobrava como o lado colorido para cima ou para baixo, quase desisti. E desisti mesmo. Até que veio uma certa senhora, de quem eu possivelmente tenha puxado os genes. Minha mãe. No Natal seguinte ela me desafia: "E então, conseguiu dobrar a tal rosa?". E eu respondi: "não." Mas a simples pergunta dela, me desafiou. E lá fui eu tentar entender as tais fotos. E repetia mentalmente comigo: " Alguém criou "isto", então eu consigo!"
Quando consegui, não acreditei. Ficaram lindas.

E então não parei mais, apesar de enfrentar um problema sério. A falta de papeis coloridos. Pois eu amo cor!
Mas nas pesquisas encontrei algumas dicas, ou melhor, muitas dicas. Tingir papel. Por cor naquela folha A4 branquinha.. E que lindas ficaram.
Fiquei me perguntando porque continuo dobrando. E as palavras que me vieram a mente: DESAFIO e CURIOSIDADE. Desafiar a minha capacidade ou incapacidade. Cada vez que vejo algo que agrada meus olhos, me sinto desafiada a dobrar. E enquanto meus dedos dobram, minha mente voa longe, curiosa. Quem criou? O que a levou a dobrar "vale", "montanha"? A criação foi pensada, ou os dedos simplesmente foram adiante, passo a passo?
Origami é uma arte fascinante. Tão complexa, e ao mesmo tempo tão simples. Basta seguir, um passo de cada vez, sem pressa, sem pular etapas.
E termino com uma frase que li a primeira vez no blog da Isa Klein ( eu acho), da Tomoko Fuse:
" Todo origami começa quando colocamos as mãos em movimento. Há uma grande diferença entre compreender alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa através do tato."


Este texto faz parte do Desafio Origami 2012 – O Início

2 comentários: