domingo, 23 de dezembro de 2012

Lição do Desapego


Não podia deixar de compartilhar o que acabei de ler. Até porque ando em uma fase onde quero me desapegar, mas não consigo.



O destino de um origami - por Tomoko Fuse
Algumas vezes enquanto queimo origamis que foram amassados ou que não tenham sido bem sucedidos, de uma maneira ou outra, olho para as chamas verdes, azuis e amarelas (provavelmente causadas pelos pigmentos que dão cor ao papel) e eu reflito sobre a triste e efêmera finalidade das figuras de animais e sólidos geométricos e sobre o tempo que gastei criando eles.
A vida de um origami atinge seu ápice com o brilho de satisfação na face de seu criador no instante de sua criação ou no momento quando o trabalho é oferecido como presente a alguém. Porém, é seu destino perder a sua importância logo depois.
O tempo de duração dos origamis de todos os tipos, animais e flores ou modulares, é curta. Em exposição numa prateleira ou mesa, eles são o centro das atenções por algum tempo. Alguns deles servem de porta-trecos, porém cedo ou tarde eles ficam empoeirados, desbotados e destinados à lixeira, mesmo quando mantidos em boas condições por muito tempo.
Apesar de tudo isso, mesmo que as peças de origami tenham tão curta duração, seu design explode para vida novamente cada vez que alguém o executa, e pensando assim eles podem ser considerados eternos.




Publicado em 13/02/2008
http://criandoebrincando.blogspot.com.br/2008/02/o-destino-de-um-origami.html



Um comentário: